Fobia de Dentista


A fobia ou medo vem do latim métus e significa temor, desassossego, inquietação, ansiedade etc.
O medo é uma inquietação angustiosa frente a um risco real ou imaginário.

Sob o ponto de vista biológico o medo é um mecanismo de sobrevivência que nos coloca em alerta com o objetivo de preservação da espécie.

Do ponto de vista psicologico o medo é um estado afetivo e emocional necessário para que o organismo se adapte ao meio,

O medo de dentista ou fobia de dentista, também conhecido como odontofobia é um sentimento que atinge uma grande parcela da população. Em alguns estudos, estima-se que cerca de 50% das pessoas vão ao dentista com alguma dose de ansiedade. Os odontofóbicos porém,  representam cerca de 10% da população. Muitas vezes esta fobia está associada a experiências traumáticas não somente frente ao tratamento odontológico, mas também como ao tratamento médico, etc

As consequências deste medo são importantes: uma pesquisa norueguesa publicada na revista Community Dentistry and Oral Epidemiology analisou o impacto da odontofobia na saúde bucal. O quadro é desencorajador: pessoas que sofrem com o problema apresentam incidência de cáries, placas de tártaro, patologias gengivais, perda de dentes e abscessos de forma nitidamente superior à média. O estudo também confirmou uma progressão linear já esperada: quanto maior o medo do dentista, maior a tendência a adiar a consulta, com evidentes consequências para a saúde bucal.

DICAS:

1) EMPATIA COM O CIRURGIÃO-DENTISTA:

A empatia e a confiança no profissional são extremamente importantes no tratamento odontológico. Procure um profissional experiente que possa tratá-lo adequadamente. Esta não é a hora de procurar alguém que acabou e se orma somente porque é seu amigo de infância. 

2) DESCREVA SEUS MEDOS
Falar sobre seus medos e experiências traumáticas é importante para que o profissional possa lhe tratar adequadamente. Hoje muitos dentistas estão preparados para lidar com ansiedades dos clientes; por isso, logo na primeira consulta é importante expor receios e inseguranças. 

3) NÃO SINTA VERGONHA
Muitas pessoas ficam constrangidas e escondem seu medo de submeter-se ao tratamento odontológico. É importante saber que você não está sozinho: a odontofobia é um problema frequente.

4) O QUE MAIS ASSUSTA
Muitas vezes o medo parece difuso, o que faz com que se torne maior e mobilize grande energia. Por isso, em muitos casos é útil discriminar esse sentimento, identificando o que provoca mais incômodo no tratamento: o motorzinho, a anestesia, o cheiro típico do consultório, o temor de sentir dor mesmo sob efeito da anestesia ou outro aspecto qualquer.

5) LIVRE-SE DE COMPROMISSOS
Para as pessoas que enfrentam grande desconforto com o tratamento, “espremer” a consulta entre um compromisso e outro pode ser ainda mais estressante. Em geral, marcar um horário quando estiver menos sobrecarregado ajuda a chegar ao consultório mais relaxado. Para algumas pessoas é preferível uma hora pela manhã, já que com o passar do dia as fantasias assustadoras tendem a aumentar.

6) A INFORMAÇÃO PODE AJUDAR
Você pode pedir ao dentista que lhe explique cada passo do tratamento e combinar com ele um sinal para que interrompa a ação caso a dor fique muito forte; geralmente, o fato de sentir que tem a situação sob controle o ajuda a sentir-se mais seguro.

7) RELAXE ANTES
Não consuma alimentos ou bebidas excitantes, como café, chá-mate ou refrigerantes, pouco antes da consulta. É conveniente evitar estas substâncias também na noite anterior, já que a ideia é dormir bem e chegar ao consultório descansado.

8) VISITAS MAIS FREQUENTES, MENOS PROBLEMAS
É recomendável fazer duas consultas de rotina por ano. Esta assiduidade, somada a uma higiene bucal correta com uso constante de fio dental e enxaguante, costuma reduzir a necessidade de intervenções mais invasivas – e, portanto, mais temíveis.

biblioteca britânica, londres



http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/1464234




Use esse espaço para escrever sobre sua empresa ou seus serviços.
Seja b inserir links.

COnsult_rio_043.JPG

Dr. Nelson Alves Dall`Oca - CRO SP 46586

E cirurgiao-dentista, com mais de 23 anos de experiencia no tratamento de pacientes com medo, tratamento com sedacao, Habilitado para o uso de sedação com óxido nitroso

Compartilhe: